domingo, 8 de novembro de 2015

Taís Araújo desabafa sobre racismo: "O negro brasileiro sofre preconceito diariamente"


Em entrevista ao programa Altas Horas, exibido na madrugada deste domingo (8), Taís Araújo falou abertamente sobre racismo e afirmou ser vítima de preconceito quase todos os dias.

A atriz, que foi alvo de comentários criminosos nas redes sociais na semana passada, ressaltou que o negro brasileiro sofre discriminação diariamente.

Questionada por Serginho Groisman se já tinha vivido algum episódio de preconceito, Taís Araújo relembrou um caso da infância.

— Ontem mesmo eu lembrei de uma história minha: eu estava no CA, aprendendo a ler. Eu sempre estudei em escolas particulares e tradicionais, e aí um menino me perguntou se quem pagava a minha escola era a patroa da minha mãe. Eu fiquei muito revoltada. Cheguei em casa, peguei as joias da minha mãe, fui para a escola e bati na cara do garoto 'olha, aqui, quem paga'. E a minha mãe foi chamada na escola porque eu teria tido uma atitude agressiva. Olha o absurdo: a minha mãe foi chamada porque eu teria agredido o coleguinha, [mas] a mãe do coleguinha sequer ficou sabendo que ele teve uma atitude preconceituosa comigo.

Mesmo consagrada como uma das principais atrizes de sua geração, com papéis importantes como o de Chica da Silva no currículo, a mulher de Lázaro Ramos disse que ainda hoje é vítima de racismo.

— [Já vivi] muitos [momentos de preconceito] durante a vida. Acho que o negro brasileiro passa por isso diariamente. Eu passo por isso até hoje. Qualquer coisa que eu fizer e não gostarem, vão falar 'olha aquela neguinha metida, aquela neguinha...'. É dessa maneira que vão abordar. 
Durante o programa, Taís não comentou as ofensas que recebeu nas redes sociais no dia 31 de outubro, possivelmente por ter gravado o Altas Horas antes do caso. Ao longo da última semana, a atriz fez uma denúncia para a polícia civil do Rio de Janeiro, que investiga os perfis dos autores dos comentários preconceituosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário